terça-feira, 31 de agosto de 2010

Minha dieta ... segunda parte ...texto

"A reeducação alimentar não consiste em deixar de comer tudo o que gosta e passar a comer somente frutas, verduras, legumes e alimentos light. "

Muito pelo contrário, é aprender que você pode comer tudo, mas sem exageros e de forma equilibrada.O ideal é que o processo seja feito individualmente e com orientação de uma nutricionista, pois uma recomendação pode ser adequada para uma pessoa mas não será para outra. Deve-se levar em conta o estilo de vida, assim como a presença de doenças pré-existentes(no meu caso DIABETES ).Mas de maneira geral podemos pontuar algumas atitudes que qualquer pessoa pode adotar para "reeducar" a sua alimentação:


- Beba de 8 a 10 copos de água por dia;

- Evite o consumo de alimentos industrializados e fast-food;

- Substitua refrigerantes por sucos de frutas naturais;(pra mim os sem adicao de acucar ou bebidas sem caloria ,chas por ex !).

-Inclua alimentos integrais no seu cardápio; (pao ,arroz ,bolachinhas integrais ,fazem com que eu nao tenha picos glicemicos ,o que ajuda no rendimento da minha insulina ).

- Evite o consumo de alimentos ricos em gordura como: frituras, carnes gordas, queijos amarelos, manteiga;( as frituras eu aboli ,carnes com gordura aparente ja nao gostava desde sempre ,tiro a pele do frango pra assar ...aqui nos adoramos as cochinhas assadas sem peles ... fica otimo )

- Doces são permitidos, mas esporadicamente e em pequena quantidade; (eu evito come los diariamente ,deixo pra fim de semana e olhe la ... ultimamente nao tenho comido ...quando bate a vontade eu opto por doces lights diets ( fico de olho no rotulo ,porque levo em conta principalmente a quantidade de GORDURA ) entao faco um balanco geral dos nutrientes ( nem sempre o que nao contem acucar e a melhor opcao ... porque geralmente esses tem o dobro de gordura entao "OLHO NO ROTULO ."

- Pratique atividade física regularmente.( tenho feito exercicios com pesinho e Bolinda ...coisa leve tres vezes por semana 30 minutinhos ).

Esse é o exemplo do meu cardápio de 1500 kcal passado pela minha nutri desde que me tornei diabetica um esqueminha facil a ser seguido:

- Carboidratos ( cada refeicao ( cafe almoco e jantar )deve ter 3 porcoes de 80 kcal o que da o valor total de 240 kcal por refeicao )

*como eu inclui tres lanches na minha dieta eu divido as porcoes
(o que foi permitido so depois que elas entenderam minhas necessidades ,que sou ocidental e que no meu pais esse e um costume e que se eu fizesse apenas tres refeicoes por dia seria impossivel pra mim manter por muito tempo essa dieta )

Fica entao mais ou menos assim na verdade o cafe da manha eu comeria um pao e meio ( fatia de 6 ( espessura da fatia do pao daqui ) eu como apenas uma ou seja 160 kcal ( mais meu pao e integral light e dez calorias a menos e muito fibra e pouca gordura ) ai nos lanchinhos eu como balachinhas integrais que vem separadinhas em pacotinhos de 80 kcal pra 6 unidades eu reparto e como em dois lanches com mais 1/4 de fruta .

-Proteina :1porcao p(de 80 kcal ) sendo que durante o dia tenho direito a 4 porcoes de proteina ( 80 kcal cada entao posso em uma das refeicoes comer um pedacinho a mais )

-Derivados de leite :1 porcao e 1/2 ( ou seja 120 kcal ,como uso leite e yogurte magrinho alem de consumir no cafe da manha uso tb nos lanchinhos (meu leite tem em 200ml 73 kcal e 1g de gordura ,ja o yogurte e zero de gordura e em 100g tem apenas 49 kcal ).Tambem divido as porcoes ,comendo 100 g no cafe e o restante nos lanchinhos

-Frutas : uma porcao (80 kcal ) divido e como frutas citricas ( no caso da laranja da pra comer duas por dia ,mais sempre vario ,como varios tipos por dia sempre em pequenos pedacos .
- oleos ,maragarina ,maionese ,castanhas ,e bacon :ficam com apenas 1 porcao ou seja 80kcal .( nao uso oleo pra cozinhar desde que me tornei diabetica adotei essa ideia e da muito certo !).

-acucar ,oleo de gergelin ,miso ,ketchup e mirin :meia porcao (40 kcal ).

AGORA
as hortalicas, vegetais e cogumelos podem ser consumidas a vontade .Por isso sempre comeco minhas refeicoes por uma "ENORME" salada !

6 comentários:

  1. Às vezes como umas besteirinhas, mas bem pouco... Água preciso tomar mais; adoro refrigerante, preciso controlar, mas só tomo diet, lógico né! Alimentos industrializados, fast food, carnes, não consumo; Doces raramente; pão, arroz, macarrão, dou preferência aos integrais (se bem que ADORO um pãozinho francês...); adoro sopas (lentilha, ervilha, abóbora, são as minhas preferidas) Ah, vc precisa me passar a receita da sua sopa de salsão com tomate!!!Tb não uso muito óleo pra fazer comida, dou preferência ao azeite e ADORO as saladas... qdo estou com muita fome como bastante salada... Quanto aos exercícios não pego pesado não, faço só um pouquinho tb...Bjinos.Dani

    ResponderExcluir
  2. Dani Yumi
    Eu tb como ...mais evito nos dias comuns que tenho que trabalhar pra evitar tanta alteracao na glicemia ...porque ela so funciona bem assim nesse esquema ( so assim consigo dosar bem a insulina!).
    Tb estava tomando muito refri ( aqui eu compro zero caloria ) mais de uma hora pra outra enjooei nao estou conseguindo tomar !!!Ah bom pra mim ne? Eu preferio carne branca tofu e peixe ...carne vermelha so se for churrasco rsrsrs....Os carboidratos so como integral tb ...EU AMO PAO ...por isso troco o arroz por ele ...Pao frances e muito bom ne? Mais aqui nao tem ,tb adoro os graos ( de bico,lentilha ai muito bom ....)Acho que a gente tem entrar em acordo com o corpo da gente ne? comendo o que a gente gosta ...mais com moderacao para ter bons controles porque esse e meu foco principal UM BOM CONTROLE ...Passo sim a receita da sopa mais facil do mundo rsrsrs
    bjim

    ResponderExcluir
  3. Não como pão francês faz muito tempo,só como pão de forma light de 10 grãos ou de maça com canela, só no café da manhã,alías adoro café com leite,desnatado é claro,não uso manteiga,só becel e com uma saladinha de fruta,uma pequena porção. Refrigerante não gosto muito, gosto de suco com adoçante, quase não bebo água,deveria né?
    Exercícios também to precisando fazer, adoro uma massa, mas sem exageros,macarrão só no final de semana,adoro molho branco,requeijão...não como verduras (parece mato,rsrs),legumes eu como alguns. Sobremesa só diet. Também como umas besteiras de vez enquando.´
    Óleo só uso de milho ou girassol e sal bem pouco mesmo.
    Ah e troco o dia pela noite, acho que durmo pouco.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Margarete
    rsrsrs ... vc me faz rir quendo fala que as verduras parecem mato rsrsrs ... tenho que preparar uma saldinha gostosa pra vc !!!!
    Esse pao de 10 graos deve ser uma delicia ...AGORA PAO DE MACA COM CANELA ...EU QUERO COMER ..... vc que faz? ( se for quero a receita ) inclusive da sua salada de fruta ... sabe que ue babo nas suas fotos rsrsrs babei naquela ultima do prato de paezinhos ... minha perdicao ( mais so como duas fatias por dia ) Tem dia que tenho tanta vontade de comer mais uma que fico torcendo pra chegar o dia seguinte rsrsrs ... bobinha eu ne?
    Tb adoro o gsotinjo de cafe com leite ( sabe que tomamos o mesmo cafe ne? ) Ai que delicia rsrsrs !!!Molho branco se vc mesmo preparar com margarina light acho que fica mais leve nao?Refri nao sei ...quando tenho HIPER nossa nao posso nem ver me da enjoo !!!Adoro cha !!! Suco eu nao tomo TENHO MEDO !!! mesmo com adocante !!!
    AH vc deveria dormir denoite e acordar cedinho e caminhar pelas ruas da sua linda cidade ( sera que um dia vou ai dormir na sua casa? AI vc dorme tb e acordamos cedinho ... comemos um pao de maca com canela ( VOU SONHAR COM ISSO !!!) e fazemos uma caminhada rsrsrs SERIA TAO LEGAL rsrsrs !!!Adoro vc minha amiga !!!
    bjim

    ResponderExcluir
  5. Roberta,

    Sua dieta é muito legal, na minha até os legumes são controlados, açúcar, nunca e carboidratos muito pouco, quase nada. Nem mesmo os doces diets estão liberados por terem mais calorias.
    O que muda tudo é que não faço uso de insulina...
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Saladinha NÃO! RSRS.
    O pão de 10 grãos e o de maça com canela é da Wickbold ( baixo teor de gorduras e sem adição de açucares)muito bom.
    É bom ficar com duas fatias de pão mesmo,pois engorda,rsrs.
    Preparo o molho branco com creme de leite normal,afinal é só uma vez na semana.
    Suco eu tomo com adoçante,não sobe minha glicose.
    Já tentei dormir mais cedo e acordar mais cedo,não deu certo pois a tarde fico ruim.
    Se vier para cá você troca o dia pela noite,rsrs e fazemos caminhada a tarde,que tal?
    Ah quanto a sua salada iremos na feira,rsrs.
    A minha salada de fruta é simples: pego a maça,o abacate,o morango e a banana e corto e misturo e coloco adoçante em pó as vezes creme de leite (porção pequena).
    Beijos Te adoro também!

    ResponderExcluir