quinta-feira, 5 de agosto de 2010

mudando a dieta




Bem pra quem tem diabetes sabe que a alimentacao conta muito ,eu diria na verdade que e por onde tudo comeca ,eu vivo numa busca iterminavel por uma forma de tornar minha alimentacao saudavel ,pra que com ela eu consiga ter um bom controle glicemico ,normalmente programo as refeicoes do dia seguinte mentalmente ,tentado fazer uma refeicao variada . A tres meses tenho travado uma batalha pra conseguir abaixar meu A1c e perder uns quilinhos que resolveram grudar na minha cintura ,bom no primeiro mes consegui abaixar o A1c de 9.4% pra 8.7% e perder um kilo no segundo mes abaixei de 8.7% pra 8% ,mais devidos varias hipo nao perdi peso e estava comendo super pouco com o ultimo carboidrato no almoco( mais com o aval da minha nutria dieta dava 1000 kcal ) ,ai parei e pensei " Nao posso viver comendo assim ... me sentindo fraca o tempo todo ,entao resolvi reformular minha dieta e montei um esqueminha exemplo a abaixo .

Cafe da manha
1 fatia de pao integral (corte de 6 ) 148 kcal e 27 gramas de cho
Proteina : cotage ou peito de frango grelhado ou ovo cozido com maionese light .
200 ml de leite desnatado ( ou yogurte )
e salada

lanche das dez : 100 gramas de yogurte natural ( 49 kcal 5grs de cho)

Almoco
1 fatia do mesmo pao ( faco sempre um sanduiche o recheio varia ,sempre a porcao de proteina e cenoura ralada + alface .
uma salada
sopa de miso
cha verde

lanche das tres :
gelatinha zero + meia fruta

lanche das cinco
5 bolachas integrais (105 kcal 12grs de cho )
palitos de cenoura e mini tomate


jantar entre 20 e 21 horas
1 porcao de proteina magra .
salada ( muita mesmo )
uma porcao de abobora ou meio milho cozido ( ou qualquer outro tuberculo ,batata doce batata cozida ,mandioca, ou grao de bico ,feijao ou soja , )
sopa de miso
e meia fruta .

preciso de opcoes pra lanchinhos low carbs !vcs tem alguma sugestao?
ps:eu como arroz so de vez enquando ,nao gosto muito ,prefiro pao .
as fotos acima sao de refeicoes que fiz ! Tenho habito de fotografar pra ter nocao do que estou comendo ,ou pra refazer o cardapio .

8 comentários:

  1. No início, eu seguia rigidamente a dieta, de acordo com a quantidade de insulina. Aplicava por exemplo, nas refeições (almoço e jantar), 4 unidades da rápida, e comia conforme. Morei um tempo em cidade que tinha praia, então nadava e caminhava bastante, era magrinha (ai que super!). Depois, com tempo, quando a gente vai aprendendo que dependendo do que vc vai comer, é só aplicar insulina a mais, comecei engordar um pouco... Também mudei de cidade, e diminui a prática de exercício. Hoje tá duro pra eu conseguir emagrecer... A quantidade de insulina aplicada de manhã também foi aumentando com o tempo. Aliado ao fato de não praticar exercício regularmente...Já viu né! Não estou obesa (rsrs..), mas preciso perder pelo menos uns 5 quilos. Creio que vc está correta em seguir uma dieta bem leve, como estas que vc nos mostra.
    Aí no Japão não tem arroz integral? Quando como arroz ou macarrão, só como integral, o que já facilita um pouco... Eu prefiro, qdo como frutas, as menores e tb as que tem pouco carboidrato. Deixo as que tem maior quantidade de carboidrato pra qdo a glicemia tá baixa. Nos lanchinhos, como frutas, pão com queijo (adoro queijo, não vivo sem!), leite desnatado (as vezes bato o leite com alguma fruta), iogurte desnatado (claro que não tudo isso de uma vez,rsrs). Adoro tomar café! Passo o dia tomando café, então às vezes, qdo to com fome, aproveito pra comer umas bolachinhas ou torradas (integrais).
    Interessante uma coisa: vc aí mede a A1c por mês? Porque aqui meço a cada 3 meses...
    Um abraço. Dani

    ResponderExcluir
  2. Dani
    Eu sempre pesei 55 kilos ,comia normal e bem saudavel ,nao abusava dos doces ,e sempre gostei de salada ,tinha uma alimentacao bem equilibrada ,por isso sempre manti meu peso,mais ai veio a diabetes ,perdi no comeco 3 kilos ,porque descobri rapido ,e m duas semanas meu A1c estava 8.7% e a taxa glicemica em torno de 360 mg/dl ,ai entao pasei a pesar 52 kilos ,no comeco tinha muito medo de comer ,entao quase nao comia com medo da glicemia subir ,eu estava aprendendo era muita mudanca pra mim,entao cheguei a pesar 49 kilos ,passei a ter vergonha de comer na frente dos outros ,era uma coisa ,ai conversando com minha medica ,veio o tratamento com a bomba ai estava completando um ano de diabetes ,com a bomba a gente tem mais libertadade ,entao comecei a fazer lanchinhos ( aqui os lanches nao entram na dieta ,japonez como so tres vezes por dia )ai em seis meses ganhei 4 kilos passando a pesar 53 kilos ,ate ai tudo bem ( porque tenho 165 de altura e 49 kilos me fazia parecer doente ,tinha vergonha e usava so roupas largas !!) ai veio mais dois kilos passei pro 55 ( ok meu peso normal minhas roupas me serviam de novo e eu estava feliz ) Entao nao sei o que houve !Comecei com uma especie de compulsao alimentar ,minha medica acredita que foi a dieta muito restrita que comecei a fazer ,a TPM enfin muita coisa junta ,passei a fazer anasalise ,tomar anti depressivo ,e nada resolveu ,continava a fazer dieta restritiva e tinha uma hora que nao aguentava e comia ( ai comia pao e me sentia mal entao aplicava muita insulina ai ganhei 4 kilos ,desses consegui perde um hoje estou com 58 ,e quero perder tres ) descobri que pra perder peso a gente tem que estar bem consigo mesmo ,e se permetir ,a diabetes tem que se levada a serio sim ,mais nem por sermos diabeticos deixamos de ter vontade !depois que comecei a pensar assim ,claro com a ajuda da minha equipe medica e psi e meu marido ,parei tb com anti depresivo ,e hoje me permito mais ,ja nao sinto tanta vontade ou tenho compulsoes ,por exemplo quendo tenho hiper aplico insulina e espero ,a hipo tomo glicose e me deito <nao uso como desculpa pra comer doce !
    Aqui tem arroz integral sim ,sempre tenho em casa pro dia que da vontade ,mais eu nao gosto mesmo de arroz ,so de vez enquando bate uma vontade ai faco !Macarrao eu nao gosto tb ,mais vende sim integral ,todos meus carbs sao integral ,sinto muita diferenca quando troco pelo branco ( na glicemia e na saciedade )
    Tb gosto de pao de queijo ,tenho uma receitinha otima ,faco com leite de soja as vezes desnatado tb .
    Aqui o A1c e feito sim todos os meses ,e uma regra !E vc ve da muita diferenca ne?
    bjim
    obrigado fcio feliz em poder dividir duvidas e experiencias .

    ResponderExcluir
  3. Olá Renata
    Apesar de o meu filhote só ter 9 aninhos a alimentação também tem de ser muito equilibrada, no inicio foi complicado, quando foi diagnosticada a diabetes a nutricionista retirou-lhe muita coisa, tinha horários muito rigidos.
    Foi uma fase muito dificil a adaptação a novas rotinas.
    Depressa cheguei à conclusão que tinha que procurar outra ajuda, pois o meu filhote continuava muito magro e muito infeliz, porque não podia comer muita coisa.
    Procurei a ajuda de outro nutricionista e a ajuda de um biomédico, 2 médicos que ainda hoje acompanham o meu filhote e que tenho completa confiança.
    A nossa alimentação, sim porque cá em casa comemos todos o mesmo, a alimentação é pensada e confecionada de acordo com as indicações destes 2 "nossos" médicos.
    Leite e iogurtes só de soja, queijos só de cabra ou ovelha,tostas de soja,muitos legumes, fruta, sopa sempre, sempre mesmo o meu filhote costuma comer sopa ao almoço e ao lanche, por vezes.Gelatina light, evitamos as bolachinhas e afins, carne e peixe á vontade desde que só acompanhadas com legumes e bastantes saladas.
    Evitamos também o arroz, batata, massas.
    Tentamos diversificar as alimentações, por exemplo se 1 dia o pequeno almoço é sopa com 1 peça de fruta no outro dia é leite e tostas com pasta de amendoa.
    Claro que há dias bem complicados, dias em que nos apeteçe comer aquelas coisas proibidas, se fazemos uma asneira numa refeição tentamos na refeição seguinte ser o mais saudável possivel.
    Outras vezes também é dificil ter tempo para confeccionar algo mais saudável.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi que tal uma nutricionista para elaborar seus cardápios? pois ela pode fazer substituições, variar o cardápio da semana,e ver o que melhor se encaixa para você.
    Bom eu to com uma mania toda vez que fico ansiosa ou nervosa tenho que comer algo diferente e sinto vontade de comer o que não posso, aí já viu né.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Roberta
    Eu tb sempre pesei 55kg. Qdo fiquei mal da diabetes, no início, cheguei tb a pesar 49 kg. Era muito estranho qdo me olhava no espelho. Depois comecei c/ o uso da insulina, dieta e td mais, voltei ao meu peso normal que consegui mater devido à minha disciplina. Mas ,depois como já te falei comecei abusar um pouco da insulina e passei a comer um pouco mais. Resultado: fui engordando... hj estou com 62 kg. Faz tempo que estou com esse peso, não engordei mais, mas tb não consigo emagrecer,rsrs... Já até pedi um remedinho pra minha médica para emagrecer, ela me passou um levinho, mas já faz uns 3 meses que estou tomando e não emagreço. Tomo tb um antidepressivo bem levinho, mas não é nem por causa da diabetes, tem a ver comigo mesma, PRECISO!!! Em 6 anos (desde que fiquei internada pela 1ª e única vez!), meus exames sempre estão ok, minhas glicadas sempre dentro do parâmetro desejável, ou seja, tenho uma ótima saúde (diabetes acaba até ajudando a ter uma vida mais saudável). Engraçado né?
    Bjos e tde de bom!!! Dani

    ResponderExcluir
  6. Vou contar uma coisa só pra vc...rsrs..
    Hoje dia 06/8/10 faz 16 anos que estou junto com o meu marido (desde o nosso primeiro beijo...) Ai que romântico!

    ResponderExcluir
  7. Ufa, louvável! Quanta disciplina!
    Mas a alimentação deveria ser a primeira coisa na vida de todo mundo, é a base de tudo. Outro dia tava lendo q as francesas são magrinhas pq comem tudo fresco, dá muito mais energia e vc não sente tanta fome.
    Vou me inspirar em vc e começar uma dieta hj!

    Ah, e acabei de ler aí em cima q estás fazendo 16 anos com o Rê!!! Nossa, super parabéns!!!
    Bjs linda!!!!

    ResponderExcluir
  8. Margarete ,a minha dieta sempre tem o aval da nutri ( como ela e japoneza nao sabe dos nossos costumes alimenticios ,ela me da so uma basa nas porcoes de cada tipo de alimento ,como por ex a quantidade de carboidratos proteita e vegetais que cada refeicao deve ter ,aqui os lanches nao sao inseridos na dieta ,sao somente tres refeicoes por dia ,mais depois que coloquei a bomba ai inseri os lanches pela ppraticidade da aplicacao da insulina ,ja que passo o dia no trabalho e os intervalos dos lanches sao de apenas dez minutos ,entao meco a glicemia ,lancho e aplico)
    Quando estou anciosa eu repsiro ,usando uma tecnica de yoga ,ou pedalo ,caminho ,o que der pra fazer eu faco em ultimo caso comida !!!porque depois bate o arrependimento e fico mal ,ai nao pode ne?
    bjim

    Dani
    eu estou hj com 57 ehhhhhh emgreci mais kilo rsrsrs ( mais nao foi de hiper nao ,foi dietinha mesmo ,tomo mebil ( remedio pra diabetes receitado pela minha medica ,ele ajuda a conter a fome !!!)
    Ai Dani acho que se agente se sente bem o peso e de menos ( claro que tem que ter saude ne? Se seus exames estao bem entao ta otimo !!!) Parabens pro casal que legal ne?
    em outubro faremos dez de casado estamos juntos a 11 !Felicidades !!!vc tem email?
    bjim

    Ca
    Ai Ca so fico bem quando me alimento certinho !tanto fisiologico quanto psicologico !Re ta la fora agora lavando batatas que colheu na nossa horta ,aqui tem sempre verdura fresquinha ,dani que esta completando dezesseis anos ,nos faremos Dez de casado dia 5 de outubro ,e vcs?
    bjim

    ResponderExcluir