segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Diario da Glicemia

Bem ultimamente minha glicemia tem me dado um baile ,apesar de ter tido bons resultados no exame do A1c ,do dia 23 de julho que deu 8% ( em junho estava 8.7% e em abril 9.4%) nesses meses tive hipers e hipos ,as hipers tem me deixado num estado de irritacao angustia ,uma ansia por alguma coisa doce , no comeco nao sabia que era hiper achei ate que fosse TPM ,fiz analise ,tentei de tudo que se possa imaginar ... foram muitas conversas com minha medica ,com minha nutri ,com meu psi e nada de mudar o que eu sentia ... e foi gracas ao meu diario alimenticio que eu consegui identificar a causa e so apartir dai tenho conseguido ter um controle glicemico melhor ,agora quando sinto essa irritabilidade ,um desepero quase pego meu medidor de glicemia ( sapulha ) e confirmo o que ja sei HIPER ... ai faco o que ? respiro fundo coloco o valor na Pompita ( minha bomba de insulina ) ela me da a dosagem aplico e tomo um copo de agua gelada ,se estiver em casa me deito ,se nao puder deitar faco exercicio de respiracao ( inspiro pelo nariz ,enchendo bastante meu pulmao e solto o ar de vagarinho pela boca ai vou me acalmando a medida tb que a insulina vai fazendo efeito !
Entao vamos la ao Diario da glicemia de hoje !
05:00 = 122 mg/dl as 05:30 sai pra pedalar Olivia
06:40 = 176mg?dl como assim ? sem comer ? OK ontem a noite apliquei levemir ( com caneta que comprei pra usar quando vou na piscina ou na praia porque nesses dias tiro a bomba ( recomendacao medica ,que me alertou os risco de infeccao pela canula mesmo usando a tampinha entao tiro a Pomita e uso canetinha ( novorapid e Levemir )
acredito que ja era o fim do efeito da levemir por isso subiu .

coloquei a bomba apliquei 3u
tomei cafe
meia fatia de pao integral ,corte e seis ( medida em que o pao de forma e cortado aqui )com cottage e cenoura raladinha cafe e 100 gramas de yogurte natural com uma colher de cha de aveia e um figo .
sopa de legumes

6u de levemir
resultado: dez da manha 283 mg/dl bem na hora do meu lanche usei entao a bolus wizard ja que ia comer uma barrinha com 13 gramas de cho ela me mandou aplicar 2.8 u
e sugeriu uma dual wave de 2.4 u mais 0.4 em 30 minutos e foi o que eu fiz .

Almoco: 138 mg/dl usei bolus wizard que me mandou aplicar 1.6 u ao meio dia
comi salada ,carne moida com beringela
metade da fatia do pao integral com cottage e cenoura

As 13 horas: 81mg/dl e uma tremedeira ( claro a Pomita nao sabia que eu tinha aplicado 6u de levemir ( apesar de ter parado a basal da bomba me sentia fraca e comecando a ter uma hipo)

As tres da tarde :com 114 mg/dl resolvi pela falta de fome que comeria apenas minha gelatina e tomei um refri zero ( o calor tb ajudou ...so queria tomar algo geladinho ) e deixei minhas bolachas integrais (12grs de cho de lado )

Resultado: tres e quarenta ,olha a tremedeira ,dificuldade de concentracao ,moleza fraqueza e todas as "Ezas " do mundo !
80mg/dl ( ah nao e hipo nao ta bom !penso eu ... Oh engano terivel a tremedeira continua a fraqueza sinto que vou morrer !!! Ja com pensamento embaralhado pego minha glicose e tomo ... entao vou melhorando ... mais depois mais tremor .mais fraqueza ... Mais glicose ... e as 17 e 20 hora do meu lanche :81 mg/dl

Ai lanchei um sanduiche de pao integral ( agora diferente do cafe e do almoco ,um pao preto com muitas sementes e graos ,mais com o mesmo recheio ( eu adoro essa combinacao ) cottage e cenoura )comi tb dois mini tomates e uma nectarina .
usei bolus wizard que me mandou aplicar 2u

depois de um tempo ta la aquela irritacao ansiedade fadiga coisa ruim .... Ai ja sei ... respira bebe agua ... fica calma ... aguenta firme ... a isnulina vai agir ... vai sim !!!

Pre jantar as 19:30 : 205 mg/dl ... Ai que vontade de comer bolo ... com leite ... ai pao torradinha ihhhh PARA com isso ! Usei bolus wizard que me mandou aplicar 0.5 u ,tomei minha agua gelada ,pensei positivo VOCE PODE ! VOCE CONSEGUE ! VOCE VAI SE CONTROLAR ATE A INSULINA FAZER EFEITO ! E fui preparar o jantar ,que ja estava programado
omelete ( um ovo com abobrinha ralada e cebola roxa feita na frigeideira de teflon sem oleo )
sopa de legumes ( ontem fiz um panelao daquelas tipo de dieta da sopa sabe ,repolho beringela cebola )
e um pratao de salada ( verdurinha la da minha hortinha ,repolho roxo e branco ,alface ,cenoura, brocolis e kantem em forma de macarrao ( uma gelatina pra colocar na salada sem sabor ) temperei com limao shoyu e gengibre comi em 30 minutos acompanhado com cha verde !!!
E apliquei mais 1.5 u e faco uma ultima medicao antes de dormir ,ate agora sem sintomas !!!

11 comentários:

  1. Menina, que coisa hein! Qta oscilaçao em um dia só!
    Eu ainda estou na honey moon, espero que nao termine nunca!
    bjo e boa semana

    ResponderExcluir
  2. Olá Roberta.
    Que confusão num só dia, ao meu filhote também acontece o mesmo.
    É dificil controlar vários factores numa criança de 9 anos, é a alimentação´é o exercicio, tem dias que não pára, corre, salta de um lado para o outro, outros dias só quer ver televisão, é bem dificil,..
    Bjs e boas glicémias

    ResponderExcluir
  3. Ai Ro, sofri só de ler, que dureza né queridinha, mas vc é mulher porreta, dá conta do recado!!! beijos lindinha!!!

    ResponderExcluir
  4. UFA!!! É engraçado isso, porque tem dias e dias que a glicemia vai que vai uma beleza. De repente, um dia começa a subir e aí fica difícil entender o porquê...Começamos a anotar tudo o que comemos e bebemos, quantidade de insulina, picadas incessantes nos dedinhos, fazer exercícios...até que conseguimos restabelecer a ordem...e assim vai...às vezes para mim é um grande mistério...
    Um grande abraço! Dani (moro no Brasil, na cidade de Jacareí, SP). Já ouviu falar?

    ResponderExcluir
  5. Mari
    Se ve menina agora todo dia e uma GUERRA ,rsrsrs fico feliz que vc esteja bem ! E assim que eu quero ficar tb ! tem alguma dica pra me dar?
    bjim

    Mafalda
    tem dias que a gente acha que entendeu tudo ne? Vai tudo bem e tem dia que coisa fico meio louca uma heiper hipo ,nesses dias tenho um cansaco enorme !Mais a gente tem que ir levando ne?
    bjim

    ROH
    Se ve amiga uma batalha ... mais nos mulheres somos fortes a gente cai e levanta nem que se ja pra cair de novo e levantar novamente ...
    bjim
    Nao se preocupe !!!

    Dani
    Tem dias que eu desisto de entender porque comeco assim deve ser isso aquilo e tal ... e ai penso que sei e to la de novo de hiper a hipo !Estou fazendo pequenos treinos ... pedaladas ,ginastica localizada ,tb tenho ido nadar ... isso ajuda a me sentir melhor .
    Ja ouvi falar mais nao conheco ,meu marido tem parentes em Ribeirao Preto !
    bjim

    ResponderExcluir
  6. Roberta,

    Quanta mudança.
    Se cuide menina! Olha quem falando... Mas estou me controlando. É impressionante como sentimos necessidade de doce quando estamos com hiper, e durante a minha vida toda isso foi atribuído a TPM, rsrs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Nossa! que coisa né?
    É assim mesmo tem dia que tá alta outra hora baixa, sei que isso dá um cansaço, é como já falei lá no blog da Luciana, é difícil imitar o pancreas. Fazer o que,né.
    O jeito é ir levando,tentando.
    São muitos fatores que influenciam na glicose: emocional, estresses,alimentação, exercícios...e assim vai.
    Haja paciencia meninas doces,rsrs.
    Beijos
    se cuide!

    ResponderExcluir
  8. Querida Rô, fiquei bem! É isso aí, pense positivo sempre! Fico boba com seu auto-controle, organização e perseverança.
    Te admiro muito, muito, muito....

    ResponderExcluir
  9. Cintia
    pois eh tb me enganei achava que era Tpm... Mais descobri que nao e simplismente HIPER !

    Margarete
    amiga fico mesmo muito cansada fisica e emocionalmente ... mais a gente nao pode desistir ne?
    bjim

    Ca
    Vou ficar sim Ca pode deixar todo dia e assim dia de fazer nova tentativa !
    obrigado pelo carinho sempre !
    bjim

    ResponderExcluir
  10. Num tenho dica nao =( essa sua alimentação super saudavel, nao tem nem o q falar :)
    é q ainda nao to usando a rapida, só a lantus! por isso falei da lua-de-mel!
    as vezes tenho umas hiperzinhas, mas nada mto alto.. no final do mes farei outra hemoglobina glicada, vamos ver o q melhorou nesses 3 meses, pq qdo fui diagnosticada tava 10,1%!
    bjoo

    ResponderExcluir
  11. mariana
    eu com 200 mg/dl passo super mal .
    aqui e ao contrario usa se a rapida e a lento so depois que acaba a lua de mel .
    eu usi por um ano e meio so duas doses de novo rapid nas tres prncipais refeicoes .
    que bom que abixou fico feliz por vc .
    bjim

    ResponderExcluir