quarta-feira, 19 de maio de 2010

E todo dia DIABETES

Bem nao tem como fujir ,e nem penso ,pois sei que nao da entao encaro de frente !Embora aqui eu nao fale tanto de diabetes ,devo admitir que 80%a do meu assunto e esse ,afinal eu vivo diabetes 24 horas por dia !
E hoje resolvi falar um pouco do meu dia a dia !A diabetes e uma doenca que na minha opiniao tem um fundamento basico e os portadores da doenca tem o mesmo objetivo final mais os meios de alcanca lo e muito individual ,porque cada organismo reage de uma forma !
Meu dia comeca assim ,as seis da manha tiro meu jejum ali mesmo sem sair da cama o sapulha ( meu medidor de glicemia ) dorme comigo ! Apartir dai comeca tudo ,e o resultado que vai comandar ,meu cafe e basicamente o mesmo ,pao integral ( 25 grs de cho ) cotagge ,cafe ,yogurte ( 5 grs de cho ) e salada ,faco a contagem dos carboidratos aplico uma bolus e vou trabalhar ,a proxima medicao so acontece as 10 horas ,caso tudo corra normal ,e eu nao sinta nenhum mal estar ,caso isso aconteca tem mais uma medicao antes do lanche ,e ai sim as 10 horas ,tiro a glicemia ,como uma barrinha ( 8 grs de CHO ) e uma gelatina zero caloria ,e salada ,as vezes palitinhos de cenoura ,levo sempre comigo ,a proxima medicao acontece ao meio dia hora do almoco ,e tb caso eu nao sinta nada de anormal ,se sentir algo estranho tem mais uma medicao entre lanche e almoco ( os dedinhos estao acabados rsrsrs ) !
Ai vem o almoco ( na fabrica onde trabalho ) marmitinha de sempre ,com variacao apenas no CHO ,que pode ser 100 grs de arroz integral ou um pao integral com a mesma quantidade de CHO ,ai uma porcao de proteina ( peixe ou carne ) salada ,sopa de miso e cha verde .Caso tudo ande bem a nova medicao e so as tres da tarde na hora do lanche as vezes sem aplicar insulina ,porque normalmente so como uma gelatina e palitos de cenoura ,ai a proxima medicao as cinco e vinte da tarde ,hora que completo as oito horas de trabalho ,caso eu faca hora extra tem um lanche ,ai bolachinhas e salada ,e insulina correspondente a quantidade de CHO levando em cosideracao a glicemia ( mais isso a Pompita pensa por mim )

Basal : das 0:00 as 03:00 = 0.55u por hora
das 03:00 as 06:00= 0:45u por hora
das 06:00 as 13:00= 0.35u por hora
das 15:00 as 0:00 = 0:50 por hora dando um total de 11.20u por dia
Essa e a basal normal ,e faco reajuste durante o dia de acordo com o resultado das glicemias ,quando tenho hipo diminuo ,e nos dias que a glicemia nao abaixa por nada ,faco a temporal basal e um esqueminha com porcentagem da insulina de 10% a 100% com tempo programado !
E assim sao meus dias apos diabetes!!!

7 comentários:

  1. Roberta,

    Não faço tantos testes pois sou tipo 2, então não uso insulina. Mas tem dias em que tenho algum mal estar e então verifico. Meus dedos ficam judiados também, claro que nem deve chegar próximo aos seus, mas já acostumei. Como meu índice glicêmico depende basicamente da alimentação, faço 7 refeições por dia, tudo controlado, integral e sem açúcar. Às vezes, dá um desânimo, uma vontade louca de comer doces, e confesso que este mês me rendi as tentações, mas estou de volta a minha dieta, firme e forte, pois como não uso insulina, não tenho como compensar.
    Abraços e forças, o mais interessante é que nos acostumamos e todo esse controle vira rotina em nosso dia-a-dia.

    ResponderExcluir
  2. É, medições, dedos furados... alimentação mais regrada... bom saber de teu dia-a-dia diabético... é bom partilhar e ver que não somos os únicos com os dedos assim, rs. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Xará-docinho , eu tenho a maior admiração por você.
    Quisera eu , ter só a metade da sua disciplina e amor pela vida.
    Mil beijos.

    ResponderExcluir
  4. Xará cloninha, como a Xará lindona disse, vc é de se admirar mesmo, pois essa disciplina toda é para poucos...mas como já disse antes né, vc está num País que te dá um ótimo suporte, que tem o top dos aparelhos, comidas apropriadas, enfim, não deixa de ser um lado bem positivo!!! beijocas

    ResponderExcluir
  5. Meninas
    e assim todo dia muita conta muito calculo cada conclusao rsrsrs ! E a gente vai levando ne?
    bjim pra todas !!!!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que diferença! Só de basal estou tomando 45u! Mas é assim, né? Alimentação, rotina, corpos diferentes... Tomamos a quantidade de insulina necessária para ficar bem, né?
    Se cuida Ro!

    ResponderExcluir
  7. É disciplina mesmo!
    Se minha alimentação fosse assim talves estaria mais controlada! Mas como você mesmo disse cada organismo reage de uma forma.
    Meu controle piorou aparti de ontem. Não sei se foi de um remédio que comecei a tomar para artrose (sulfato de glucosamina).
    Minha glicose tá chegando a 430 e rebelde para abaixar o que tá me deixando muito nervosa. Pode ser tanta coisa estresses, o remédio, o hipotireodismo, cheguei até a fazer exame hoje pela manhã o resultado sai no final da tarde.
    O mais estranho que tudo começou com uma hipo que não conseguia controlar e depois começou a subir sem explicação nenhuma.
    Beijos

    ResponderExcluir