quarta-feira, 19 de agosto de 2009

cuidando de mim




Desde que me tornei diabetica , quase dois anos atras , que nao durmo mais ate tarde , gosto de fazer tudo no mesmo horario , seja dia semana ou feriado , neve ou faca sol. Como tenho que fazer articficalmente o trabalho do meu pancreas ,j a que minhas celulas brilhantes que fabricavam insulina se foram , esse foi o jeito que encontrei , mais ou menos assim.


Acordo sempre as seis uma hora depois da minha basal ter terminado , antes de qualquer coisa checo minha glicemia de jejum , comecando ai todo um processo de monitoracao ao longo do dia , entao tomo meu cafe da manha , geralmente comeco com uma salada , que preparo to todas as noites e deixo na geladeira , procuro varias as verduras , mais nunca tempero ,por que gosto de sentir o sabor das hortalicas , terminada a salada como meu paozinho integral ,as vezes faco torradas , com cotage e presunto ( geralmente nao como queijo amarelo ou gorduroso ) com uma xicrinha de cafe , depois vem o yogurte natural zero de gordura ,sao 1oo gramas ,sempre com meia ou um quarto de fruta picadinha , procuro varias na fruta , pra suprir as vitaminas ,normalmengte nao faco lanche da manha ,o almoco sempre ao meio dia e dez ,de segunda a sexta na fabrica onde trabalho ,sempre 1oo gramas de arroz integral ,uma porcao pequena de carne ( sempre refogo com alguma verdura junto ,ex abobrinha ,beringela ,celory ,e nunca uso oleo pra cozinhar ,o arroz e feito na panela eletrica somente com agua ) e uma salada , sopa de miso e cha verde , como trabalho ate as sete e meia da noite ,faco um pequeno lanche no intervalo das cinco e vinte da tarde , normalmente ate 1oo kcal e aplico insulina dependendo da quantidade de caboidratos contida no alimento, no jantar normalmente as nove da noite , como uma saladona e uma porcao pequena de carne ,peixe ,frango ,ovo ,ou tofu . e faco uma ceia 1oo grams de yogurte com 5oml de leite de soja e 5oml de agua ,nao acrescento fruta ,por que evito qualquer tipo de carboidrato a noite , fazendo dessa maneira consigo controlar a minha glicemia com mais facilidade , por que como sempre a mesma quantidade ,variando apenas os vegetais , mais nao e nenhuma regra , quando sinto vontade de comer algo por exemplo , procuro comer consciente daquilo que estou ingerindo vai precisar de outra dosagem , que tera outra resposta glicemica , normalmente sigo assim pela semana , no fim de semana como algo que esteja com vontade ,ou um sorvete por exemplo , pra ser sincera hj ja nao passo mais vontade , como minha medica sempre diz vc e come como uma pessoa normal deveria comer ,sem abusos , eu como de tudo controlando apenas a quantidade ,e sinceramente nao sinto vontade comer o que me faz mal .Quanto a alimentacao estou bem tranquila sei que minhas escolhas vao refletir no meu futuro , boas escolhas bons resultados . E assim vou levando minha vidinha .

2 comentários:

  1. Isso que é saude hein.
    Eu tbm queria ter o mesmo animo q o seu rsrs..
    Eu ja acordo 15minutos antes d sair pro serviço só da pra escovar os dentes e pegar uma fatia de pao e ir comendo no camihno hauhauhau.....
    E a janta um tomate.... o almoço q da pra enganar um pouco né o bentouzinho da firma rsrs....

    Roh qm te conhece sabe q vc é um exemplo d vida saudavel td d bom pra vcs viu.
    Bjuu do seu migo Carrapicho

    ResponderExcluir
  2. oie brigado pela visitinha ,vc e um amigo queriddo por nos ,tem um corcaoa muito bom ,adoramos vc , ta .
    bjim

    ResponderExcluir