sexta-feira, 18 de setembro de 2009

recebi esse email da karin hoje

Frio aumenta casos de tipo 1
A ocorrência de diabetes tipo 1 parece ser maior durante os meses de frio do que no calor. Essa é a conclusão de um recente estudo finlandês publicado no jornal Diabetic Medicine. O estudo, conduzido pelo National Institute for Health and Welfare de Helsinque, analisou os dados de 31 mil crianças tratadas em 105 centros de saúde de 53 países e detectou ligação entre a doença e as estações do ano em 42 desses centros.
Por esse levantamento, notou-se que os centros de diabetes que estavam mais distantes do Equador apresentavam maior número de ocorrências nos meses de inverno. Também foi possível concluir que o maior número de casos aconteceu entre meninos e com crianças com idade superior aos cinco anos.
Para os pesquisadores, os motivos que podem levar ao maior número de ocorrências de diabetes tipo 1 no inverno são diversos e incluem uma variação sazonal nos níveis de glicose e insulina, infecções virais sazonais que conduzem a alterações na glicemia, tendência a comer mais e fazer menos atividade física durante o frio e, também, aumento do estresse, em comparação com o verão, quando as férias mais longas dão um descanso ao estresse provocado pelas aulas e mais oportunidades de brincar fora de casa.Fonte: http://www.sanofi-aventis.com.br--

2 comentários:

  1. As pesquisas são sempre importantes! Mas, até aonde eu sei, a diabetes tipo 1 não está relacionada à alimentação. O que sim pode acontecer é que, como durante o inverno a pessoa tende a comer mais -ou alimentos com mais Chos- e ter mais infecções, nesta época do ano se descubram mais casos, porque a glicemia dispara mais do que nos meses mais quentes. Ou seja, o frio pode contribuir para que a glicemia de um diabético suba, mas não sei se realmente poderia contribuir para que uma pessoa desenvolvesse a diabetes tipo 1.
    Se realmente houvesse uma relação entre o frio e a diabetes, não haveria diabéticos nos países que estão próximos à linha do Equador.

    ResponderExcluir
  2. verdade ne liege,bom mais eu me tornei diabetica durante o inverno ,nevava muito um frio terivel tive duas gripes seguidas e com elas a diabetes .obrigado pela visita
    bjim

    ResponderExcluir