quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Diabetes Rotina

Eu sou do tipo de pessoa que adora rotina , porque a ridgidez dos horarios me traz beneficios ,eu nao sei se todos os diabeticos sao assim ,mais eu me sinto mal se passo do horario se descontrolo na alimentacao se exagero e saio sempre no prejuizo ... e digo prejuizo de uns dois dias ate minha glicemia voltar ao normal ,alem do fisiologico meu psicologico tambem pesa muito , sei que sou exigente demais comigo ,mais recebi orientacoes medicas que tem muita diferenca da orientacao do Brasil , e se nao faco como manda o figurino daqui me sinto super mal !Talvez seja esse o motivo que e tudo regradinho ... mais eu fiquei analizando e sempre comi pouco mesmo antes da diabetes e comia doce raramente ,fui buscando na memoria como era minha alimentacao ,lembro que de manha comia 4 torradas integral ( da bauduco comprava no produto brasileiro ) ta certo era com manteiga normal e um copo de yogurte ,no lanche das dez comia uma maca no almoco umas 4 colheres de arroz carne e salada as tres outra maca ,as cinco uma bisnaguinha com queijo e presunto ou dois cookies ,no jantar o mesmo que almoco e so isso !
Mais enfin queria descrever como e minha rotina atualmente !
Acordo as 5:30 faco a medicao se precisar corrigir faco com a bolus wizard ( coloco o valor da glicemia na bomba e ela ma da a quantidade ).
passo seguinte ,preparar nosso cafe da manha ,as 6:10 aplico a bolus ( atualmente 4 u ) e as 6:30 tomo o cafe ,comecando por uma salada ,em seguida pao com presunto e cottage e por ultimo yogurte natural .
as 10:00 da manha como meia laranja , as 11:30 faco a medicao do almoco ,adiantei ( na verdade era 12:00) mais como estava tendo hipo antes resolvi adiantar a medicao ,entao se der baixa paro a Pompita ate 12:00 ( ai nao entra mais insulina ou seja paro a basal que e feita em temo real ) ai 12:00 aplico 1u ou 1.5 u porque estou comendo um pacotinho de 18 graos que tem 17grs de cho ,mais carne sopa e salada .
as 15:00 como a outra metade da laranja e as 17 :20 como um pacotinho de bolacha porcao individual 80 kcal ( 12 grs de cho ) aplico 1u , dai o jantar varia um pouco dependende se faco uma( janto as 19:00 ou duas horas extras as 21:00 ) ai meco aplico 1.5u janto salda carne e sopa ,ai antes de dormir meco a glicemia reavalio a programacao noturna da Basal
Basal atualmente
00:00 as 1:30 =0.45 u por hora
1:30 as 8:00 = 0.60 u por hora
8:00 as 12:00 = 0.45u por hora
12:00 as 15:00 = 0.60 u por hora
15:00 as 19:00 = 0.45 u por hora ( mais se vou fazer duas horas extras diminuo pra 0.35 ou 0.30 depende de como estou me sentindo)
dai depois do jantar coloco 0.55 u por hora por duas horas e faco a ultima medicao la pelas 22:00 horas se estiver baixa deixo bem baixinha 0.25 se tenho hipo paro por uma ou uma hora e meia .
Na realidade a minha basal e bem inconstante pois tenho que levar varias coisas em consideracao ,como o ritimo de trabalho ,se vou me exercitar ,se vou ficar sentada no computador depois da refeicao se estou de TPM ,se tiver algo difente os numeros mudam oos horarios sao basicamente os mesmo ... pois sei que tenho alteracaoes na glicemia nesses horarios .

3 comentários:

  1. Roberta,

    Que vida mais regrada, tudo certinho, a coisa aqui não é assimnão, procuro respeitar os horários e as refeições, mas tem dias que a coisa não tem jeito de entrar nos eixos, rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa!
    Que disciplina! meus horários, quer dizer não tenho horários,pois como já disse troco o dia pela noite,se tento seguir fico ruim,engraçado né, fico até nervosa. Mas vou levando.
    Bom cada organismo reage de uma forma né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. É Ro, pelo jeito a coisa aí é bem mais rígida que por aqui, rsrs... Não é que sejamos desregradas, né meninas acima, porém sempre acabamos dando um jeitinho melhor dentro de nossa pouquinha indisciplina. Acho que é o jeitinho brasileiro de ser, rsrs...Bjinos...

    ResponderExcluir